OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE PISCINAS – PRESENCIAL

MÓDULO REGULAR –  6ª TURMA DE 2024 – UNIDADE CENTRO –

– DE 17 À 28 DE JUNHO –

Equipe Técnica

– MAURO LOPES –

Biólogo – Professor e Coordenador Técnico da BioMeta SocioAmbiental e Educacional.

 

Ex Coordenador Técnico dos Cursos da extinta FEEMA – Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente.

– MARCELO DO NASCIMENTO –

 Professor e Consultor Técnico em Operação e Manutenção de Piscinas da BioMeta SocioAmbiental e Educacional.

 

Ex Professor de Práticas em Manutenção e Operação de Piscinas da extinta FEEMA – Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente.

– RONALDO MATHIAS

 

Biólogo – Professor, Presidente e Consultor Técnico da BioMeta SocioAmbiental e Educacional.

 

OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE PISCINAS

Na Operação e Manutenção de uma Piscina, temos dois aspectos de grande relevância, que devem ser enfatizados, quais sejam, a Importância Social e a Importância Sanitária.

Piscinas são locais que facilitam a prática de atividades consideradas importantes, para a saúde e a convivência social, e conseguem combinar a atividade física com a atividade social.

Importância Social

Quanto à importância social, as piscinas são consideradas como locais de encontro, nos clubes, hotéis, condomínios, residências, etc. Outro fator que agrega às piscinas um fator social é o crescimento da população nas grandes cidades, onde as piscinas tornaram-se uma fonte de lazer de grande importância, sendo ainda consideradas de baixo custo.

Importância Sanitária

No aspecto sanitário, as piscinas necessitam de cuidados e manutenção correta para mantê-las em perfeitas condições de higiene e limpeza.

A Importância Sanitária de uma piscina está diretamente relacionada ao seu uso, pois a falta ou inadequação dos devidos cuidados, com a sua água e com todo o sistema hidráulico, pode colocar em risco a saúde dos banhistas, pois pode facilitar a transmissão de doenças. A maior facilidade da transmissão de doenças ocorre devido ao fato das mucosas e da pele apresentarem menor resistência aos agentes patogênicos, devido as imersões prolongadas e o próprio atrito com a água.

Piscinas com tratamento inadequado são fontes de proliferação de bactérias e fungos e outros agentes nocivos para a saúde humana. Assim sendo, a manutenção da qualidade da água é a principal forma de impedir a transmissão de doenças aos banhistas, sendo a desinfecção a etapa mais importante para garantia da qualidade microbiológica da água.

O Curso de Operação e Mantenção de Piscinas

Comprometida com a melhoria da qualidade de vida da sociedade, em todos os aspectos Sócioambientais, a BioMeta oferece, há vários anos, o Curso de Operação e Manutenção de Piscinas, o qual tem reconhecimento em todo o território nacional, devido a alta qualidade de seu ensino, fruto do vasto Conhecimento Técnico de seus professores, atuantes na área há mais de 30 anos.

Com o intuito de oferecer maior facilidade a todos que procuram este Curso, vamos expandir as possibilidades de formação de novos Operadores, através de parcerias com outras instituições afins. Em breve teremos mais opções, para facilitar a adequação de horários, para quem não pode fazer o Curso durante a semana.

DURAÇÃO DO CURSO:   10 DIAS ÚTEIS – DE 17 À 28 DE JUNHO DE 2024

PRÉ-REQUISITOS PARA FAZER O CURSO:

  • ESCOLARIDADE: No mínimo o 5º Ano do Ensino Fundamental;
  • IDADE MÍNIMA: 18 anos.

HORÁRIOS:

Aulas Teóricas: Das 18:00 às 22:00 horas.
Aulas Práticas: Das 09:00 às 13:00 horas.

Locais das Aulas:

Aulas TEÓRICAS – Avenida Presidente Vargas, 1146 – Sala 410 – Centro – Rio de Janeiro – RJ  – Ao lado da saída Palácio do Itamarati – Estação Presidente Vargas, do  METRÔ.

Aulas PRÁTICAS – Rua Hadock Lôbo, 359 (Club Municipal) – Tijuca – Rio de Janeiro – RJ  – Próximo do METRÔ – Estação Afonso Pena.

HORÁRIOS DIÁRIOS:

DIAS – 17 à 21 de Junho – Das 18:00 às 22:00 horasAULAS TEÓRICAS.

DIAS – 24 e 25 de Junho – Das 09:00 ás 13:00 horasAULAS PRÁTICAS + PROVA PRÁTICA.

DIA – 26 de Junho –  Das 18:00 às 22:00 horas AULA TEÓRICA.

DIA – 27 de Junho –  Das 18:00 às 22:00 horas REVISÃO DE CÁLCULO DE VOLUME E DILUIÇÃO – AULA FACULTATIVA.*

DIA – 28 de Junho – Das 18:00 às 22:00 horasPROVA TEÓRICA.**

* Revisão – Aula facultativa (somente para os alunos que não conseguirem assimilar as aulas de cálculos de volume)
** Prova Teórica e entrega de Certificados e Carteiras de Identificação aos aprovados.
 
Obs.1: Ao final do Curso os aprovados receberão Certificados e Carteiras de Identificação no mesmo dia da avaliação;
Obs.2: Este Curso tem caráter reprobatório. Não trabalhamos com média e sim com nota mínima. O aluno que não atingir a nota mínima, tanto na parte teórica como na parte prática, ficará reprovado e terá que repetir todo o Curso, para que faça jus ao recebimento do Certificado;
Obs.3: Para o aluno que precisar repetir o Curso, por motivo de reprovação, o valor cobrado será a metade do valor principal vigente;
Obs.4: Somente os aprovados receberão Certificados e Carteiras de Identificação no mesmo dia da avaliação, ao final do Curso.
 

A T E N Ç Ã O :

A RESOLUÇÃO SMS nº 1398 DE 12 DE NOVEMBRO DE 2008, que Aprova o novo Regulamento de Piscinas do Município do Rio de Janeiro, estabelece:

Artigo 13 – Nas piscinas públicas e coletivas, conforme as alíneas “a” e “b” do artigo 2º deste Regulamento, deverá ser mantido Operador de Piscinas devidamente habilitado pelo período mínimo necessário ao tratamento da água. 

Enfatizamos que exercer esta profissão como atividade econômica ou anunciar que a exerce, sem preencher as condições a que por lei está subordinado o seu exercício, caracteriza-se como exercício ilegal da profissão de Operador de Piscinas.

 
Telefones para contato:  (21) 3172-6923  /  (21) 99925-1842

O valor para investir neste Curso Profissionalizante é de apenas 10 parcelas iguais de R$ 85,00, a serem feitas somente através dos Cartões de Crédito.


Mas se você preferir pagar À VISTA
(via PIX), concederemos um DESCONTO de 10%.

 

IMPORTANTE –

Não deixe para fazer a sua matrícula na última hora, pois você poderá perder a vaga.

Faça logo a sua inscrição aqui pelo Site.

 
  • Importância Social e Sanitária das Piscinas
  • Classificação e Tipos de Piscinas
  • Doenças Atribuídas ao Uso de Piscinas e suas Instalações
  • Acessórios e Equipamentos de Manutenção
  • Noções Básica de Microbiologia
  • Parâmetros Físico-químicos
  • Desinfecção/Cloração
  • Residual de Cloro
  • Controle e Correção do pH, Alcalinidade
  • Filtração
  • Cálculos de Volume
  • Cálculos de Diluição
  • Coagulação, Floculação, Sedimentação e Aspiração
  • Legislação, Normas e Padrões
  • Manuseio de Produtos Químicos com Segurança
  • Práticas de Trabalho em Casa de Máquinas

Avaliação

A avaliação do curso é obtida através de testes, teórico e prático, compostos de questões objetivas, escritas e orais. Para ser aprovado no Curso, o aluno deverá obter a nota 06 (seis), em ambas as avaliações.

Caso não consiga alcançar a nota mínima exigida, em um dos testes, o aluno terá nova oportunidade, através de uma prova de recuperação.

Caso o aluno não consiga obter a nota mínima, na prova de recuperação e/ou acumular notas inferiores nos testes teórico e prático, estará automaticamente reprovado.

Certificação

Ao término  do Curso, tendo o aluno obtido êxito nas avaliações, serão expedidos o Certificado e a Carteira de Identificação de Operador de Piscinas, válidos em todo o Território Nacional, podendo ser utilizado em complementação curricular, prova de títulos em
concursos e muitas outras possibilidades.

  ACEITAMOS CARTÕES DE CRÉDITO E DÉBITO

Observações Importantes:

1 – Todos os alunos inscritos deverão levar, no primeiro dia de aula, o comprovante original do pagamento da inscrição (via site ou via banco), 01 (uma) foto 3×4 colorida, carteira de identidade e CPF;

2 – Independente das motivações, em caso de desistência após o início das aulas, não devolveremos o valor pago pela inscrição.